Posts recentes

Tags

Adeus orelha de abano: saiba tudo sobre a otoplastia



Mais conhecida como cirurgia para corrigir a “orelha de abano”, a otoplastia é o termo usado para harmonização de orelhas proeminentes.


Entretanto, a otoplastia não é indicada apenas para pessoas com “orelha e abano”, mas também para tratar problemas, como: ausência congênita de orelhas, orelhas constritas, malformações ou sequelas de traumas.


Ou seja, a cirurgia de otoplastia não só corrige problemas físicos, como sociais. As “orelhas de abano” são motivo de bullying, prejudicando a autoestima de crianças e adultos.


Quer saber mais sobre essa cirurgia plástica que é o sonho de muitos brasileiros? Continue lendo este artigo!


Como é feita a otoplastia?

Procedimento simples, a cirurgia de otoplastia é realizada com o paciente no hospital, sedado por anestesia local e tem duração média de uma hora.

Começa-se por uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Através desse pequeno corte, é feita a retirada do excesso de pele e o ligamento da cartilagem, para que fique mais flexível. Dependendo do caso, pode ser necessária a retirada de parte da cartilagem para diminuir o tamanho da orelha.

Feito isso, a cirurgia é finalizada com pontos de fixação internos que vão manter a nova anatomia da orelha e promover o fechamento do corte.

Quais são os cuidados pós-cirúrgicos?

Após o procedimento, há algumas recomendações feitas pelos cirurgiões, como:

  • O paciente deve permanecer entre oito e doze horas em observação após a cirurgia;

  • Costuma-se cobrir a incisão com curativos feitos com pomada cicatrizante e gaze;

  • O curativo deve ser retirado (no consultório, pelo médico) entre 24 e 48 horas após a cirurgia;

  • O paciente deverá usar uma faixa de tecido compressivo específica por um mês. A faixa deve ser retirada apenas para o banho;

  • Em caso de dor, faça uso do analgésico prescrito pelo médico;

  • Para crianças, é recomendado aguardar uma semana para voltarem à escola. Já os adultos podem voltar às atividades dois dias após a cirurgia, sempre com o cuidado de proteger o local operado;

  • Para pacientes que usam óculos de grau, as hastes devem ficar por cima do curativo e deve-se tomar cuidado para não apertar muito a região.

Com quantos anos posso fazer a cirurgia de otoplastia?

Como a famosa “orelha de abano” tem incidência desde o nascimento, a otoplastia pode ser realizada a partir dos seis anos de idade.

Entretanto, o cirurgião é quem saberá dizer o tempo e a idade certa, após examinar as estruturas das orelhas e confirmar se a criança pode se submeter ao procedimento ou se precisa esperar mais um pouco para que o crescimento das orelhas se estabilize.

Por mais que seja uma cirurgia estética, a otoplastia tem, também, uma função social, pois age no psicológico do paciente, dando autoestima e qualidade de vida. Desse modo, o paciente deve estar preparado psicologicamente para as mudanças também.

Portanto, se você sofre com as “orelhas de abano”, marque uma avaliação comigo e se dê a oportunidade de olhar no espelho e ver o que você gosta.

Eu vou te ajudar a dar adeus às “orelhas de abano”!