Posts recentes

Tags

Skincare: mitos e verdades


Em tempos de pandemia, o autocuidado tem se tornado parte da rotina de milhares de pessoas. Meditação, alongamentos, alimentação caseira, chás naturais… tudo é válido quando o assunto é cuidar da nossa saúde. Dentre todas essas práticas, a mais popular foi definitivamente o skincare.

Os cuidados com a pele foram sensação em 2020 e até quem não se preocupava em adquirir produtos específicos certamente se pegou dando aquela olhadinha nas lojas especializadas. Produtos para a acne, hidratantes firmadores, fórmulas milagrosas para reduzir marcas de expressão e linhas finas, cremes prontos para eliminar as olheiras. A lista é interminável!

Por isso, é importante ter em mente que, antes de se jogar no skincare, é necessário conhecer algumas verdades e mentiras desse mundo maravilhoso. Vamos lá?

A base com FPS substitui o uso do protetor solar: MITO!

O protetor solar é a principal medida de proteção contra os malefícios causados pelos raios solares, como o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele. Apesar de os demais cosméticos com FPS também promoverem a proteção, o uso do filtro solar é indispensável, mesmo nos dias sem sol.

Pele oleosa não precisa de hidratação: MITO!

A pele oleosa, assim como todas as outras, também é passível de ressecamento, afinal, ele está relacionado à falta de água no organismo, e não ao nível de oleosidade da pele. Inclusive, o ressecamento em peles oleosas pode causar o famoso “efeito rebote”, que faz com que a oleosidade aumente mais.

Então, tome nota: hidratação é sempre bem-vinda. Beba bastante água e não se esqueça de escolher fórmulas apropriadas para o seu tipo de pele.

Álcool em gel resseca as mãos: VERDADE!

Com a pandemia do coronavírus, higienizar as mãos com álcool 70% se tornou uma rotina no dia a dia do brasileiro - ainda mais daqueles que voltaram ao trabalho com a flexibilização da quarentena.

Acontece que o álcool, quando usado com frequência (como recomendado), contribui para a desidratação da pele, causando ressecamentos, rachaduras e até lesões. Para evitar essas condições, opte por fórmulas específicas para a pele das mãos ou invista num hidratante poderoso para a área.

Usar maquiagem envelhece: DEPENDE!

O uso da maquiagem, por si só, não é capaz de acelerar o processo de envelhecimento - mas não ter o hábito de retirar a maquiagem no fim do dia (ou da noite) acaba entupindo os poros e prejudicando a respiração do tecido.

No caso da área dos olhos, a falta de remoção adequada pode causar inflamações e inchaços, como o terçol. Invista num demaquilante potente (é claro, dermatológica e oftalmologicamente testado) e numa rotina de limpeza bem feita para minimizar os danos e prolongar a saúde da sua pele.

Os produtos mais caros funcionam melhor: MITO!

Nem sempre os produtos mais caros são os mais indicados para o cuidado com a pele - tudo depende de uma série de fatores, como ingredientes utilizados, laboratório, processos de fabricação, tipo de pele e muito mais.

O mercado de skincare é vasto, portanto, é muito fácil se perder por ele e acabar gastando muito em um produto que não é adequado para sua pele. E é aí que o especialista entra: ele te indicará os produtos certos para sua pele, que garantirão um resultado satisfatório e sem maiores complicações.

Viu só como é fácil cair no conto da carochinha? Mas se você acha que a pele do seu rosto precisa de uma ajudinha para além do seu skincare diário, agende sua consulta comigo e tenha uma pele saudável e bonita com responsabilidade!