Posts recentes

Tags

Rejuvenescimento facial: quando começar?


Botox, preenchimento facial, skin boosters, microagulhamento, tratamentos à laser, rotina de skincare… tudo é válido quando o assunto é manter o aspecto jovem e saudável da pele, afinal, o envelhecimento cutâneo é uma das maiores preocupações estéticas da “era dos filtros”.

O dilema antigamente reservado aos “quarentões” passou a fazer parte da parcela jovem da população de maneira precoce. Por isso, não é incomum encontrarmos casos de pacientes que não procuram terapias adequadas ou acabam optando por tratamentos sem orientação médica.

Mas, antes de se jogar em procedimentos estéticos ou nos infinitos blogs de skincare disponíveis na internet, é sempre bom lembrar que o envelhecimento cutâneo é um processo fisiológico – e não um bicho de sete cabeças!

Também é necessário ter em mente a existência de fatores capazes de acelerar este processo, como a exposição excessiva ao sol, tabagismo, o uso de drogas, consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, pouca ingestão de água, maus hábitos alimentares e o sedentarismo.

Pois é: o envelhecimento cutâneo vem de dentro para fora e se enganam aqueles que relacionam a jovialidade da pele apenas ao aparecimento de rugas. O envelhecimento é um processo complexo que acaba se traduzindo por meio ressecamento, que é resultado da diminuição da hidratação natural e perda de sustentação relacionada à redução da produção de colágeno.

Calma, calma… não precisa se preocupar, porque a medicina e a farmacologia estética têm trabalhado à todo vapor pra bolar técnicas cada vez mais modernas de rejuvenescimento, ajudando inúmeros candidatos ao selo de “pele mais jovem”.

Mas ainda “é melhor prevenir do que remediar”: como em todos os ramos da saúde, uma rotina de cuidados diários com acompanhamento médico é o primeiro passo para retardar o desgaste da pele. Nesse processo, o especialista te apresentará aos produtos de limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar mais adequados para o seu caso.

Além de uma rotina de skincare, os procedimentos estéticos aparecem como soluções mais eficientes para o envelhecimento cutâneo. Ao contrário do que muitas vezes diz o senso comum, não existe “idade certa” para realizar seu primeiro – tudo depende de características e hábitos individuais. Muitas vezes, as técnicas rejuvenescedoras podem até adquirir caráter preventivo em pacientes mais jovens.

Foi uma chama de interesse que eu vi nesses olhinhos? Então agende seu horário, faça uma avaliação e descubra quais os produtos ou procedimentos mais indicados para garantir uma pele mais jovem e saudável. Vem dar um boost na sua autoestima!