Posts recentes

Tags

Outubro Rosa: autoestima e autocuidado


O mês de outubro já está entre nós e você deve estar vendo inúmeros profissionais de saúde, artistas, marcas e influenciadores digitais falando sobre o movimento “Outubro Rosa” ou mesmo incorporando a cor na paleta das redes sociais. Acertei?

Isso acontece porque, todos os anos, neste mês, realiza-se a campanha de conscientização coletiva acerca do Câncer de Mama. O movimento nasceu nos anos 90 com o objetivo de engajar a população nas atividades de controle da doença.

COMO SURGIU

A origem do movimento está relacionada ao evento “Corrida pela Cura”, realizado anualmente na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Atualmente, o Outubro Rosa tem como intuito alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é oficialmente adepto do movimento desde 2010. Todos os anos, a instituição promove eventos, debates e apresentações sobre o câncer de mama – bem como materiais educativos e de conscientização para disseminar informações verídicas, acessíveis e de qualidade sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Outros pontos importantes da campanha do Outubro Rosa são o incentivo ao autoexame e a desmistificação da doença.

O PODER DA PREVENÇÃO

As campanhas desenvolvidas ao longo de todo o mês de outubro buscam compartilhar o máximo de informações sobre o câncer de mama; promover a conscientização sobre a doença - e seus sintomas - nos corpos femininos e masculinos; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; além de contribuir para a redução da mortalidade.

Mas existem alguns ensinamentos do Outubro Rosa que você pode - e deve - aplicar no seu dia-a-dia. Em primeiro lugar, conheça seu corpo e suas mamas - só assim você estará sempre atenta a alterações. E, se você tem acima de 40 anos, vale lembrar da mamografia de rastreamento, recomendada pelos médicos anualmente.

E não se esqueça que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras. Em outubro, e em todos os meses do ano, cuide-se e vista rosa!